quinta-feira, 5 de junho de 2008

Controle do impulso de comer

Controlar o impulso de comer é conseguir fazer outras coisas que não atacar a comida. Não se trata de forçar ninguém a passar fome, mas desenvolver uma capacidade de escolha. Seguir ou não o impulso? Saciar aquela vontade imediatamente ou, a médio prazo, ser magra e saudável? Não deixe que a comida controle você. É você quem precisa controlar a comida. O impulso de comer é uma reação automática, que vem sem pensar.
Quem tem compulsão alimentar, tão logo se sinta ansiosa, vai buscar na despensa uma solução automática, como fazemos quando dirigimos um carro. Realizamos trocas de marchas, aceleramos e freamos sem pensar. Para alterar esse comportamento, é preciso decompor em etapas. Você precisa pensar no que está fazendo na hora exata dos ataques de fome, e não depois, culpando-se loucamente. É preciso transformar atitudes mecânicas em atitudes conscientes. Para tanto é necessário entender as etapas do processo de autocontrole. Antes de tudo tenha paciência e perseverança, já que não é fácil desmanchar um hábito assim, arraigado. Aqui, mais importante que o resultado, é a prática do processo. Falhas e escorregões não devem ser vistos como derrotas, mas como uma oportunidade para o aprendizado. Veja o passo-a-passo:

Identifique os sinais de perigo antes que se convertam em comida Anote as sensações, as situações, os pensamentos, se está só ou acompanhada, o dia e a hora em que essa fome aparece, o que a faz pensar em ir comer. Só de pegar o lápis e o papel em vez da bolacha, você já está adiando o ataque, além de trazer informações importantes e relações entre situações diversas e o comportamento alimentar que a pessoa desconhecia. A primeira descoberta, nem sempre tão óbvia, é que não é a fome o estopim para a comida. Ansiedade, stress, tristeza, preocupação, dificuldades interpessoais, dificuldades na resolução de problemas, pensamentos desagradáveis, pessimismo, desesperança, baixa auto-estima, preocupação com dietas, não ter nada para fazer podem estar entre as causas. Quando estiver fazendo seu diário alimentar, a primeira pergunta que deve fazer a si própria é: 'é fome o que eu sinto?'.

Tente inibir a resposta automática Ao identificar o primeiro sinal, questione esse impulso. Tente raciocinar enquanto o processo está acontecendo. Explore os prós e contras de comer sem fome. Quais as vantagens de ceder? E os prejuízos? Que outra coisa você poderia fazer, fora comer? Se necessário, coloque alguns lembretes em locais de fácil acesso. Tudo isso para ganhar tempo e aprender a conversar consigo mesma. Em vez de dizer: 'estou ansiosa e vou comer', tente 'estou ansiosa. Como solucionar essa situação? Quais as minhas possibilidades? Muitas vezes, o simples passar do tempo faz com que o impulso de comer enfraqueça ou desapareça.

Procure alternativas Pergunte-se o que poderia fazer em vez de comer. Tente obter uma variedade enorme de respostas, para que fique fácil escolher uma delas. Essa alternativa deve ser gostosa: visitar um amigo, ir ao cinema, fazer ginástica, mexer com argila...

Selecione as alternativas Examine a viabilidade de cada uma. "Meu amigo não estará em casa, mas quem sabe digito um trabalho no computador". Identifique os medos ou as inibições que bloqueiam alternativas promissoras. "Porque não quero caminhar se eu sei que me fará bem?" Do que estou com medo"? Questione tudo!

Coloque em prática a alternativa escolhida. Avalie os resultados. Será que a caminhada tirou mesmo a minha vontade de comer? Se não funcionou, escolha outra, até conseguir o resultado esperado

11 comentários:

BUscando sempre a perfeição(Ana e mia) disse...

Amiga esas dicas sã msms maravilhosas espero q deem certo com migo.
Amiga te adoro muitão fik feliz com sua volta masi uma vez.
bjim

waldety sena disse...

Oi tudo bem? Eu estou aqui dano uma passadinha para te falar que sempre todos os dias dou uma passada no seu blog e acho que vc escreve sempre o que eu quero saber.Eu tenho um blog mais nao consigo que ninguem deixa comentario no meu blog eu acho que eu bloquiei alguma coisa e assim ninguem faz comentarios.
Por favor me ajude ,se caso vc nao conseguir posta me envia um e-mail (waldetysantana@hotmail.com)
beijim...

M disse...

Todas as pessoas com Anorexia e Bulimia, ao contrário do que vc diz, não pensa em outra coisa a não ser em comida. A comida, o não-comer, estão o tempo todo nas escolhas das atividades, na vida social, nos relacionamentos. Como um dragodito ou um alcóolotra que transforma toda a vida em torno do vício, vocês transformam suas vidas em torno da comida e mesmo quando em recuperação, não falam de outra coisa que não seja " não uso Drogas há tantos dias". Pensem nisso. A pessoa realmente controlada não pensa nisso o dia todo, até porque isso é uma parte muito pequena de um dia. Procurem ajuda.

Eternamente? disse...

Conselhos ótimos!

Ana disse...

é uma caixa de tesouro que encontrei ter achodo seu blog
flor
essas dicas maraaaaaaaaaaaaaaavilhosas
vao me ajudar muito
força e controle sempre
beijos
e
obrigada
estou te seguindo

carolina disse...

eu gostaria de saber se quando emagrece rapidamente vc nao fica com estrias

bruninhah disse...

oiê!Tô tentando parar com a minha compulsão e preciso de ajuda, vou seguir as dicas e ver se dá certo comigo, pois, estou super insatisfeita com meu corpo e pior como por puro "prazer" e não pq sinto fome!
bjos
me desejem sorte!!!

Miila disse...

Obrigada pela ajuda, eu não sabia mais o que fazer com o meu jeito inesplicavél de comer e depois me sentir mal e ter que miar..

valeu mesmo e me sgam todos: www.miilamia.blogspot.com

natalia disse...

amoooo as dicas
migah vc é D+
te adollo

"Fada Lunar" s2 disse...

Tenho perdido o controle com muita freqüência ultimamente... espero q essas dicas me ajudem, custou muito pra chegar onde estou, e não quero estragar tudo agora! por favor, me ajudem a ter forças!!

bjinhosss

laizia disse...

o que faço pra emagreçer e esqueçer um pouco a comida todas as vezes que como depois vou ao banheiro vomitar isso e certo?